• RSS
  • Delicious
  • Facebook
  • Twitter

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que vai anunciar nesta segunda-feira (10/02) tarifas de 25% sobre alumínio e aço importados pelo país. A decisão atinge o Brasil, que exporta esses produtos para os EUA. Procurado, o Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) afirmou que não vai se manifestar.

O Brasil está entre os maiores fornecedores de aço para os EUA. Em 2024, foi o segundo maior exportador do produto para o país norte-americano, atrás apenas do Canadá, de acordo com o American Iron and Steel Institute.

Segundo o Instituto Aço Brasil, no ano passado, os EUA responderam por 60,6% do volume de produtos siderúrgicos exportados pelo Brasil – em valores, a fatia foi de 54,1%. No total, foram 5,8 milhões de toneladas destinados ao país norte-americano, com valor total de US$ 4,7 bilhões.

Durante seu primeiro mandato, em 2018, Trump impôs tarifas de 25% sobre o aço e 10% sobre o alumínio, mas depois concedeu cotas isentas a parceiros comerciais como Canadá, México, União Europeia e Brasil.